Se você já pensou que existem apenas algumas ou nenhuma variedade de flores que podem crescer sem luz, ou que cultivá-las pode ser um desafio, este artigo irá provar que você está errado! Existem muitas plantas ao ar livre que crescem sem luz solar e todas requerem cuidados mínimos.
1. Caládio
Nome Botânico: Caladium
Zona USDA: 3-10
Caladium é um grande representante das melhores plantas de exterior que crescem sem luz solar. Para manter suas folhas grandes matizadas em tons de rosa, vermelho e verde, elas precisam de um local com sombra.
2. Astilbes
Nome Botânico: Astilbe
Zona USDA: 4-8
Astilbe precisa crescer em sombra parcial e solo úmido para prosperar. Sol pleno ou sombra total não são uma opção porque reduzirão a floração.
3. Pulmonar
Nome botânico: Pulmonaria
Zona USDA: 3-9
Lungwort prospera em sombra parcial ou total. Uma vez estabelecida, a flor requer cuidados mínimos e é recompensada com uma folhagem única que muda de cor. As flores são pequenas flores azuis em forma de sino.
4. Heléboros
Nome Botânico: Heléborus
Zona USDA: 6-9
Esta flor anual prefere sombra parcial como local e solo fértil e bem drenado. O único cuidado que você deve ter é a limpeza das flores secas. Isso garantirá a produção de novas flores.
5. Flores de espuma
Nome botânico: Tiarella
Zona USDA: 3-9
Esta flor silvestre perene precisa de suas condições nativas para prosperar. Sombra parcial, solo rico e úmido irão prosperar em seu crescimento e, eventualmente, as delicadas flores brancas a rosa surgirão no fino caule verde.
6. Lírios Sapo
Nome Botânico: Tricyrtis
Zona USDA: 4-9
Os lírios-sapo preferem sombra parcial a total e solo nutritivo. Um sinal de falta de umidade são folhas marrons manchadas nas bordas. Se você mantiver essas condições de crescimento, os lírios-sapo exibirão suas flores únicas.
7. Escada de Jacó
Este é outro grande representante de plantas de baixa manutenção que crescem sem luz solar. A chave para mantê-la prosperando é uma boa rega até o estabelecimento da planta.
A planta desenvolve flores azuis em forma de sino em cada cacho que cresce no caule alto. Quando as flores murcharem, retire-as para estimular a produção de novas.
Nome botânico: Polemonium azul
Zona USDA: 3-8
8. Selo de Salomão
Nome botânico: Polygonatum
Zona USDA: 3-9
Esta é outra planta fácil de cuidar e que prefere um local com sombra para crescer. As flores crescem verticalmente no caule revelando uma flor branca em forma de sino com bordas verdes.
Mantenha o solo hidratado e bem drenado.
9. Amora-preta
Nome Botânico: Actaea
Zona USDA: 4-8
A julgar pelo nome, o Baneberry desenvolve frutos vermelhos brilhantes que não são comestíveis. A planta pertence à família dos arbustos e na natureza é encontrada onde há umidade e solo rico. Mantenha as condições de crescimento semelhantes às nativas para apreciar a beleza do arbusto Baneberry.
10. Gengibre Selvagem
Nome Botânico: Asarum
Zona USDA: 4-8
Esta planta que adora sombra é uma trepadeira baixa com folhas verdes em formato de coração. Suas flores ficam abaixo das folhas na base da planta e isso as torna quase imperceptíveis. As pessoas gostam de tê-lo como parte de sua paisagem devido aos seus baixos requisitos de cuidado.
A variedade é perfeita para plantar ao redor de árvores de grande porte.
11. Erva-das-árvores
Nome Botânico: Epimedium
Zona USDA: 3-9
Esta é uma planta fantástica para crescer em locais onde há pouca ou nenhuma luz. O Barrenwort apresenta folhas entalhadas em forma de estrela. As flores vão do rosa ao verde (quando murcham) e muito delicadas.
As pessoas adoram esta planta porque ela quase não requer cuidados – adora sombra, é tolerante à seca e resistente a veados.
12. Doce Woodruff
Nome botânico: Gallium odoratum
Zona USDA: 4-10
Semelhante a outras variedades que crescem sem luz solar, o Sweet Woodruff precisa de rega regular. É tolerante à seca, mas não será tão exuberante como quando cultivado com regas frequentes.
A folhagem exuberante do Sweet Woodruff torna-o uma excelente cobertura de solo em locais sem luz.
13. Barba de Cabra
Nome botânico: Aruncus dioicus
Zona USDA: 3-7
Esta planta pertence à família das rosas. Tolera pouca luz, mas não cresce bem em condições de seca. A planta tem uma variedade masculina e uma feminina, cada uma produzindo flores, mas as das plantas masculinas são mais eretas do que as das femininas.
14. Hosta
Nome botânico: Hosta
Zona USDA: 3-10
Hostas são ótimas para criar um toque de cor com folhagens exuberantes na paisagem. Essas plantas são populares em jardins sombreados. Eles preferem solo orgânico rico e umidade. Embora as hostas sejam cultivadas principalmente por sua folhagem, elas também produzem flores no verão, com flores brancas ou roxas em hastes altas que espreitam a folhagem.
15. Brunner
Nome botânico: Brunnera macrophylla
Zona USDA: 3-9
Esta é uma linda planta de exterior que requer poucos cuidados e cresce em locais com pouca ou nenhuma luz solar. Onde há caracóis, as pessoas tendem a plantar Brunnera em vez de Hostas, que sofrem ataques de caracóis.
A Brunnera é uma cobertura vegetal que forma pequenos tufos. Gosta de umidade, pouca luz e temperaturas amenas.
16. Urtiga Morta
Nome botânico: Lamium
Zona USDA: 4-10
Dead Nettle é outra grande planta ao ar livre que cresce sem luz solar. Em regiões quentes, a Dea Nettle manchada é perene. Prefere solos úmidos, ricos em húmus e bem drenados. Esta trepadeira baixa é apreciada tanto pela folhagem como pelas flores.
17. Bugleweed
Nome botânico: Ajuga reptans
Zona USDA: 3-10
Bugleweed é outro grande representante das melhores plantas de exterior que crescem sem luz solar. Parece incrível como uma planta que preenche grandes áreas sombreadas onde nenhuma outra planta pode crescer. Muitas vezes você pode vê-lo como parte de um jardim de pedras ou plantado ao redor de árvores e arbustos que fazem sombra.
A planta precisa de bastante água até se estabelecer. Uma vez estabelecido, ele pode tolerar a seca, mas certifique-se de regá-lo generosamente uma vez por semana.
Possui folhas verdes brilhantes com pontas de flores em roxo, azul ou violeta.
18. Jenny rastejante
Nome botânico: Lysimachia nummularia
Zona USDA: 4-10
Creeping Jenny é uma planta perene invasiva que gosta de sol ou sombra parcial. Dependendo da quantidade de sol que recebe, sua folhagem é diferente. Algumas pessoas preferem controlar a Creeping Jenny plantando-a em recipientes em vez de no solo.
É uma ótima trepadeira ornamental que apresenta folhas em formato de moeda e flores de cores vivas.
19. Paquisandra
Nome botânico: Pachysandra terminalis
Zona USDA: 4-8
A paquisandra é uma das plantas mais resistentes de sempre, por isso é uma parte comum da paisagem. Esta cobertura de solo prefere sombra parcial a nenhuma luz.
O solo deve ser bem drenado e úmido. Regue bem a Pachysandra até que ela se estabeleça. Depois disso, pode tolerar quaisquer condições desafiadoras.
20. Gerânio Selvagem
Nome botânico: Geranium maculatum
Zona USDA: 3-8
Outro representante inspirador em nossa coleção de plantas de exterior que crescem sem luz é o Wild Geranium. Requer poucos cuidados e prospera em locais com pouca ou nenhuma luz solar.
Limpe as cabeças mortas da planta como faria com o gerânio cultivado. Certifique-se de que o solo seja nutritivo e regue com frequência.
21. Fábrica de assentos de trator
Zona Botânica: Farfugium japonicus
Zona USDA: 2-11
É uma planta tropical com folhagem vistosa que dará um ótimo toque ornamental à sua paisagem. A planta Tractor Seat prospera em sombra parcial, solo rico em húmus e umidade constante.
A planta Tractor Seat apresenta folhas verdes brilhantes e redondas e flores amarelas brilhantes que florescem no outono.
22. Rua Prado
Nome Botânico: Thalictrum
Zona USDA: 3-8
Meadow Rue é uma das melhores plantas de exterior que crescem sem luz solar. Prefere sombra parcial, solo rico e retentor de umidade e rega frequente.
É uma variedade de planta que cresce muito lentamente para uma flor silvestre. Precisa de quase três anos para amadurecer e se tornar uma planta com flores.
23. Campainhas da Virgínia
Nome botânico: Mertensia virginica
Zona USDA: 3-8
Encontrar plantas que cresçam sem luz solar pode parecer um desafio para você, mas como você pode ver até agora, existem muitas variedades que preferem condições de sombra. Virginia Bluebells é uma delas. Possui flores em formato de sino no topo de hastes altas coloridas em tons de azul e rosa.
Esta planta adora sombra parcial ou total e rega frequente.
24. Columbina
Nome Botânico: Aquilegia
Zona USDA: 3-8
Columbines são plantas perenes geralmente usadas em jardins de pedras, jardins florestais ou jardins de casas de campo por causa de suas atraentes folhas semelhantes a trevos.
Eles não toleram bem o sol, por isso são perfeitos para um jardim sob uma velha árvore. Florescem com flores longas e estreitas no meio da primavera.
25. Raiz de Sangue
Nome botânico: Sanguinaria canadensis
Zona USDA: 3-8
Bloodroot é uma das melhores plantas ao ar livre que crescem sem luz solar, mas tenha cuidado, elas são venenosas para humanos e animais! Cria folhas com formas e cores intrigantes e lindas flores brancas que duram pouco.
A flor Bloodroot geralmente faz parte de um jardim florestal ou de um jardim sob uma árvore, onde a sombra da árvore frondosa a protegerá.
26. Flox da floresta
Nome botânico: Phlox divaricata
Zona USDA: 3-8
Como o nome sugere, Woodland Phlox cresce em condições arborizadas – sombra parcial ou solo sem luz, úmido e bem drenado.
Esta planta perene é geralmente preferida para cobertura do solo ou planta de borda, adicionando um toque natural autêntico à paisagem com suas folhas em forma de lança e flores azuis perfumadas.
27. Coração Sangrento Selvagem
Nome Botânico: Dicentra excepcional
Zona USDA: 3-9
As flores roxas em forma de coração de Bleeding Heart requerem um local protegido do vento e da luz solar direta. Na verdade, a planta se dá melhor em sombra parcial ou total. Mantenha o solo úmido e bem drenado para apreciar a beleza delicada da planta Wild Bleeding Heart.
28. Estrelas cadentes
Nome Botânico: Dodecateon
Zona USDA: 4-8
Outro representante interessante das melhores plantas de exterior que crescem sem luz solar são as Shooting Stars. Pode tolerar o sol em regiões mais frias, mas se for plantado em regiões mais quentes, é melhor colocá-lo sob uma árvore que dê sombra.
29. Trílio
Nome botânico: Trillium
Zona USDA: 4-9
Os trílios receberam esse nome devido à disposição de suas partes principais sempre em três – três folhas e três pétalas.
A planta é nativa da floresta, por isso certifique-se de recriar as mesmas condições para os seus Trilliums – sombra, umidade e boa drenagem.
30. Iris Cristata
Nome Botânico: Iris cristata
Zona USDA: 4-9
A Iris Cristata tolera sombra parcial a total e é uma das plantas de exterior mais atraentes que crescem sem luz solar.
Os jardineiros colocam esta planta perene em jardins de pedras sombreados, jardins florestais e jardins onde as flores de cor azul e as folhas em forma de espada se destacam.
31. Fúcsia
Nome Botânico: Fúcsia
Zona USDA: 6-11
A planta Fúcsia precisa de uma boa hidratação e mantê-la na sombra ajudará nesse cuidado. Fúcsia é uma planta popular que geralmente é preferida para plantar em cestos suspensos por causa da aparência em cascata da folhagem e das flores.
32. Begônia de cera
Nome botânico: Begônia semperflorens
Zona USDA: 9-11
Esta planta versátil é uma das nossas favoritas na coleção das melhores plantas de exterior que crescem sem luz solar. Você pode cultivá-lo em um recipiente, como um jardim perene em climas mais quentes e anual em climas mais frios.
A Begônia de Cera precisa de sombra nas regiões mais quentes para manter o solo úmido. Procure regá-lo pelo menos uma vez por semana.
33. Amor-perfeito
Nome Botânico: Viola
Zona USDA: 2-10
Os Amores-Perfeitos são uma parte obrigatória do jardim! Essas lindas flores coloridas iluminam o jardim no início da primavera e no final do outono.
As violas também são conhecidas por tolerar sombra parcial a total, o que as endurece e prolonga a fase de floração.
34. Impatiens
Nome Botânico: Impatiens
Zona USDA: 10-11
Os Impatiens precisam de umidade e mantê-los à sombra irá mantê-los hidratados. Essas plantas são perenes, mas as pessoas as usam como plantas anuais em recipientes, cestos suspensos e floreiras nas janelas.
A Impatiens é uma das variedades de flores com uma ampla gama de cores de flores.
35. Torrenia
Nome botânico: Torenia
Zona USDA: 3-11
Estas plantas que gostam de sombra podem ser cultivadas dentro e fora de casa. A chave para sua prosperidade é cultivá-la em sombra parcial ou total, com irrigação consistente e solo bem drenado. E se você acha que a falta de sol será um obstáculo para o aparecimento das delicadas flores azuis, a área mais sombreada fará com que a planta floresça abundantemente.