Pular para o conteúdo

Aqui está a grama mais alta do mundo

 

 

Você sabe qual é a grama mais alta do mundo?

 

Bom, a resposta pode te surpreender bastante: é bambu! O bambu pertence à família Bambusoideae, da família das gramíneas Poaceae, e embora possa se parecer com uma árvore, na verdade é uma planta com flores.

Uma planta perene perene medindo mais de 35 metros (100 pés) de altura, não é de admirar que seja considerada a grama mais alta do mundo.

 

Este artigo irá explorar todos os detalhes intrigantes desta planta maravilhosa.

Qual a altura do bambu?

até 35 metros (100 pés) de altura ou mais! O bambu pode crescer muito porque seu colmo, ou caule, não aumenta de diâmetro à medida que cresce. Isso significa que a planta pode continuar a crescer sem se tornar muito pesada ou instável.

 

A planta do bambu utiliza um rizoma espessado, um sistema de raízes subterrâneas, para fornecer os nutrientes necessários e a estabilidade das touceiras, apesar de a planta ser oca.

Uma planta de bambu pode crescer até 1 metro (4 pés) por dia, tornando-a uma das plantas de crescimento mais rápido do mundo por uma grande margem. Quanto mais alto ele cresce, mais rápida é sua taxa de crescimento.

Fatores ambientais e climáticos desempenham um papel importante no crescimento potencial do bambu. Portanto, nem todo bambu cresce tão rápido. Alguns tipos de bambu conhecidos por possuírem alturas incríveis incluem Dendrocalamus, Guadua, Madake (Phyllostachys bambusoides) e Moso (Phyllostachys edulis).

 

O bambu requer solo orgânico, boa aeração e muita luz solar para brotar do solo. Também prefere tomar sol pleno. A planta tem raízes superficiais e molhar o fundo em água pode causar o apodrecimento das raízes. No entanto, ela precisa de rega regular quando é uma planta bebê.

Você pode estimular o crescimento do bambu cultivado em casa usando cobertura morta e o fertilizante correto. Você precisa controlar e podar o bambu imediatamente; caso contrário, seu sistema radicular fundamentalmente ligado produzirá numerosos brotos, convertendo seu jardim em uma floresta semelhante à da Amazônia.

Onde encontrar bambu

 

Horizontal 2023 09 15T021141.127

O bambu pode ser encontrado em quase todos os continentes com 1.500 espécies, exceto na Europa. Hoje em dia, diz-se que o habitat nativo do bambu é de clima temperado, subtropical e tropical, com maior concentração no continente asiático.

A classificação tradicional do bambu é Olyreae, bambu lenhoso temperado ou Arundinarieae, encontrado na América do Norte, Leste Asiático e Sul da Ásia, e bambu lenhoso ou Bambuseae, encontrado em regiões tropicais da América do Sul e Ásia. Olyreae difere dos outros dois subtipos por ser uma grama herbácea e macia das florestas tropicais.

Apesar disso, o bambu pode ser cultivado em quase todas as partes do mundo porque pode se adaptar a uma ampla gama de condições de temperatura.

 

Usos do bambu

Horizontal 2023 09 15T021123.616

Os pandas são provavelmente a única coisa que pode impedir que a população de bambu se espalhe e ocupe vastos hectares de terra. O bambu é a principal fonte de alimento para esses adoráveis ​​​​ursos gordinhos pretos e brancos.

Um panda médio pode consumir de 10 a 15 quilos de bambu para encher o estômago, pois a planta carece de nutrientes. Os cientistas associam o menor risco de predação e a alta abundância do bambu como a causa da inclinação natural do panda em direção à grama.

 

Os humanos encontraram várias maneiras de usar o bambu de forma eficaz, ao contrário dos pandas. Se você é fã da culinária asiática, provavelmente já a utilizou como ingrediente de um desses saborosos pratos.

Além disso, as pessoas usam o bambu como material de construção para construir barcos, andaimes, escolas, casas, edifícios, estradas e até armas de artes marciais! Os instrumentos musicais de sopro também são feitos de bambu – a lista é interminável!

O bambu também é adequado para o processo de fabricação por ser muito versátil. O bambu pode ser facilmente dividido, aquecido, embebido, esticado, seco, curvado, moldado ou dobrado e é frequentemente usado na produção de brinquedos, têxteis, móveis e acessórios.

 

Provavelmente há um produto de bambu em sua casa agora mesmo!

Os tipos mais incríveis de bambu

Horizontal 2023 09 15T021254.142

O bambu é um hiperônimo para até 1.500 espécies que diferem em força, crescimento, forma e tamanho. Alguns provaram ser altamente benéficos como materiais de construção, enquanto outros são usados ​​principalmente para fins ornamentais.

 

A raridade do bambu depende do local onde você está. Por exemplo, algumas espécies são muito escassas na Ásia, mas abundantes em África e vice-versa.

Como tal, compilamos uma lista das espécies de bambu mais fantásticas para partilhar consigo:

Dragão ou Bambu Gigante

Dragão ou Bambu Gigante é um tipo de bambu que pertence à subtribo Dendrocalamus.

 

Dendrocalamus giganteus é o nome latino desta planta, também conhecida como a grama mais alta ou gigantesca do mundo. Este nativo asiático tem potencial para atingir até 35 metros (100 pés) de altura e é caracterizado por galhos verdes ou azuis escuros e aglomerados densos e exuberantes.

Floresce a cada 40 anos (algo comum no bambu) e tem um colmo típico medindo 20 a 30 cm de diâmetro. É comestível em seus estágios iniciais de crescimento e frequentemente usado como construção ou material de construção.

O menor bambu

Raddiella vanessiae, o menor bambu, tem apenas 2 cm de altura, o que o torna pequeno o suficiente para ser segurado na palma da sua mão.

 

O habitat natural da planta é a Guiana Francesa e você não a encontra em nenhum outro lugar.

A planta foi descoberta e batizada por Vanessa Hequet, e sua anatomia foliar é o que conquistou seu lugar na família do bambu.

Bambu Barriga de Buda Amarelo

O Bambu Amarelo Barriga de Buda, cientificamente conhecido como Bambusa ventricosa kimmei, é um tipo de bambu incrível que impressionará qualquer visitante que venha à sua casa, principalmente se você mora em uma região quente.

 

A planta se distingue por seus caules amarelos brilhantes com tons únicos de verde e é considerada uma das mais belas plantas de bambu.

Mesmo que a planta possa crescer até 55 pés de altura, ela permanecerá pequena se for plantada em um recipiente adequado. Isso ocorre porque o recipiente restringirá o crescimento da raiz da planta, o que, por sua vez, limitará a altura da planta.

O subtipo Phyllostacus

Você provavelmente deve evitar o bambu Phyllostacus, a menos que queira recriar sua própria versão de Lost.

 

Este gênero é conhecido como a espécie de bambu mais invasiva e pode facilmente tomar conta do seu jardim antes que você pisque, se não for domesticado a tempo.

Além disso, a planta não respeita limites nem estabelece relações amigáveis ​​com seus vizinhos!

Gramíneas altas semelhantes

 

Horizontal 2023 09 15T021219.042

O bambu é, sem dúvida, a grama mais alta do planeta. Embora não haja uma lista específica de vice-campeões, o tipo de grama mais próximo seria o capim-elefante, também conhecido como erva gigante (Arundo Donax) ou miscanthus.

Esta grama pode crescer entre 3 e 6 metros (10 a 22 pés) de altura e pode ser encontrada na Ásia e na África. É seguido pelo capim-dos-pampas (Cortaderia), um nativo da América do Sul que pode atingir de 1,5 a 3 metros (5 a 10 pés) de altura.

Outras gramíneas altas incluem Switchgrass ou Panicum Virgatum (3 -6 pés de altura), Calamagrostis x acutiflora (6 pés de altura), Big Bluestem ou Andropogon Gerardi (4 – 8 pés de altura) e uma prole de capim-elefante, Pennisetum Pur (até 15 pés de altura).

 

Perguntas mais frequentes

grama

Qual é a grama mais alta do mundo?

O bambu é a grama mais alta da Terra, atingindo alturas de até 35 metros (100 pés).

Qual é a segunda grama mais alta?

Embora não haja uma resposta específica sobre qual é a segunda grama mais alta do mundo, o miscanthus, conhecido como capim-elefante ou erva gigante (Arundo Donax), chega perto.

 

De onde vem a grama mais alta do mundo?

O bambu é nativo de climas moderados, subtropicais e tropicais, mas você pode encontrá-lo em todo o mundo.

Conclusão

O bambu é uma grama da família Poaceae que é a grama mais alta do mundo.

 

A altura mais alta registrada do bambu é superior a 35 metros ou 100 pés de altura. No entanto, as condições ambientais determinam fortemente o crescimento de uma espécie de bambu. É nativo de climas moderados, subtropicais e tropicais, mas você pode encontrá-lo em todo o mundo.

O bambu é a principal fonte de alimento dos pandas, mas também é usado de várias outras maneiras, incluindo fabricação de joias, fabricação de instrumentos, produção têxtil, construção e culinária asiática.

O subtipo Phyllostacus, o Bambu Amarelo da Barriga de Buda, o Bambu Menor e o Bambu Dragão ou Gigante estão entre os tipos de bambu mais fascinantes entre as 1.500 espécies.

 

Outras gramíneas altas são Switchgrass, Calamagrostis x acutiflora, Big Bluestem, Pennisetum Pur, capim-dos-pampas e miscanthus ou capim-elefante.

Isso é tudo por hoje! Até a próxima vez!

 

1 comentário em “Aqui está a grama mais alta do mundo”

  1. Pingback: 10 melhores plantas deslumbrantes para o outono - Viva Planta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *